segunda-feira, 10 de novembro de 2008

5º Cortejo Afro do Subúrbio - 20 de Novembro, Cociente da Consciência Negra

No dia 20 de novembro acontecerá o 5º Cortejo Afro do Subúrbio com saída às 9h da manhã do Largo de Oxum (Parque São Bartolomeu) até o final de linha do São João do Cabrito – Plataforma. Será realizado por grupos que lutam pela transformação social através da cultura e arte- educação contando com a presença de Escolas públicas e associações abrindo espaço também para pensadores do movimento negro, muito forte nas periferias da cidade.

Ainda no mês de novembro acontecerão, nas escolas públicas da região, oficinas formativas levantando os tema : Negro na mídia, Estética negra, Educandos e o Rap, Dança afro e Contos Griôs. A idéia é promover acessibilidade ao conhecimento produzido pela comunidade afro descendente e que por questões históricas, etnográficas e institucionalizadas não se dá o devido valor.

Quem promove esta ação pelo quinto ano é o Movimento de Cultura Popular de Subúrbio - MCPS que a seis anos vem desenvolvendo atividades culturais e ações de mobilização das comunidades da região. O Subúrbio enfrenta grandes problemas sociais e a maioria deles como o desemprego, violência e o genocídio da juventude são definitivos para que o dia da consciência negra (20 de novembro) seja vivido dia-a-dia como cociente da consciência negra potencializando o que a região tem de melhor conquistando seus direitos perante a sociedade soteropolitana.
Para, além disso, este ano o Cortejo homenageia Loisa Mahin, mulher negra, determinada, articuladora e contribuinte dos grupos negro emancipatórios no período colonial sendo, sua participação, fundamental na Revolta dos Malês. O objetivo é de expor os exemplos de uma ancestralidade marcada por conquistas, saberes, modelos intelectuais, cultura e poder de trans formação, principalmente das mulheres negra.

Nenhum comentário: